sábado, 26 de fevereiro de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO

Foi realizada no dia 26 de fevereiro de 2011, o Conselho Comunitário de Segurança de Jacarepaguá, no rancho dos praças do 18º BPM, com a presença de representantes de comunidades de Jacarepaguá e autoridades Estaduais e Municipais como a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e o representante da Subprefeitura da região, que não pode comparecer ao evento.
                  Foram discutidos  os seguintes assuntos:
            A reunião iniciou com o protesto do presidente do Conselho, pois a Praça Seca não passou a fazer parte da área do 18º BPM e, além disso, o Bairro de Vila Valqueire passará a fazer parte da área do 9º BPM.

         
- O Ten Cel Gilberto abriu o Conselho falando sobre as queixas que chegam à Polícia Militar porque a maioria das reclamações são de responsabilidade de outros órgãos como Prefeitura, CET-RIO, dentre outros, já que se trata de assuntos como falta de água, poda de árvores, falta de luz etc. Todos esses são problemas que afetam a segurança pública e todos os órgãos devem atuar juntos para solucionarem os problemas.

- O Ten Cel Gilberto falou sobre a redução de todos os índices de criminalidade por volta de 50%, devido ao apoio da população que está fazendo denúncias.

- Júlio César da DEAM falou sobre o benefício da delegacia aos que sofrem violência, os registros aumentaram porque a mulher se sente mais segura para denunciar. Telefone da DEAM é 2332-2578/2332-2638.

- O Ten Cel Souza falou sobre a necessidade do ordenamento urbano de Rio das Pedras, o desafio é fazer com que a comunidade se integre a o bairro de Jacarepaguá. Comentou também que o 18º BPM está se saindo muito bem com o auxílio da Comunidade e observou que o twiter “lei seca” elogiou o trabalho do batalhão na área do quarto Centenário devido às operações de trânsito lá realizadas.

- O Maj Romeu falou que a UPP/CDD completou 02 anos no dia 16 de fevereiro de 2011, deixou o telefone para o contato da comunidade: 2333-6535.

- O Inspetor Bazem da Guarda Municipal falou que os problemas de falta de sinalização foram encaminhados à Prefeitura e conseguiu aumentar a visitação das escolas. Informou que a Guarda Municipal fica na Região Administrativa de JPA na Praça Seca, telefone: 3018-5000.

- Regina do Conselho Tutelar falou que está aumentando muito o número de crianças que sofrem abusos e precisa de um bom Conselho para ajudá-las, para isso é necessário que as pessoas votem. Será realiza a eleição no dia 05 de junho de 2011, nas zonas eleitorais, deve-se levar o título de eleitor. Os telefones para contato são: 3347-3238/3347-3291/89091444 (Conselho) e da Regina são: 7715-7141/9261-6117.

- CBMERJ não enviou representante porque ainda estão trabalhando na Região Serrana.

- Agradecimento ao batalhão devido à apreensão de 17 motocicletas no bairro do Quarto Centenário.

- Carlos Araújo elogiou o 18º BPM e trouxe um certificado do Lions devido aos 14 anos de parceria com o batalhão que auxilia no passeio de crianças carentes em locais históricos da cidade.

- Houve reclamação sobre a sinalização no Retiro dos Artistas, sobre a falta de pintura nos quebra molas da Estrada do Cafundá, a falta de poda de árvores na Geremário Dantas e o acúmulo de lixo na Rua Comendador Siqueira.

- Júlio agradeceu as obras de melhorias no bairro.

- Presidente da Comunidade Covanca pediu a valorização do policial, agradeceu o trabalho do batalhão e reclamou da falta de infraestrutura da comunidade.

- Eugênio reclamou da poluição visual em nosso bairro (faixas, cartazes, pichações,...). Como não solucionou o problema com a prefeitura irá entrar com uma ação no Ministério Público.

- Jean da Comunidade da Meringuava solicitou uma ronda no local porque no mês de fevereiro houve um esfaqueamento. Solicitou que a viatura passasse também por dentro da comunidade e não somente na principal, gostaria que houvesse operação para apreensão de motos no local.

- Maj Balbino respondeu sobre os problemas na Meringuava pois já houve reclamação na outra reunião e como resposta foi feita uma ordem de policiamento para o local para coibir motocicletas que circulam irregularmente e problemas com entorpecentes.

- Regina da Comunidade do Gurumaú, Estrada do Gurumaú nº 556, tem baile todo final de semana com carros com som alto. Solicitou que a VTR passe pela comunidade e não somente na principal. Está com problema de viciados no entorno, venda de drogas na rua Regina Célia, veículos que possuem som imitando a sirene da PM e fogos nos finais de semana sempre às 23h00min.

- Comunidade Modelo 2001 solicitou patrulhamento na rua Amazonas, Pará e Rio Grande do Sul. Denunciou moto táxi e problemas com usuários de drogas nessa comunidade próximos à Rua André Rocha.

- Comunidade Camilo, na Rua Costa Verde do Vale do Canaris, nº 1965, Pau da Fome, solicitaram fiscalização de trânsito devido ao grande número de pessoas dirigindo sem a habilitação e em alta velocidade. Após as 22h tem usuários de drogas no local.

- Centro Social da Paz agradeceu o apoio do batalhão na comunidade e reclamou da falta de investimento da prefeitura.

- Ten Cel Gilberto informou aos presentes que algumas reclamações sobre a falta de policiamento não condizem com os nossos dados estatísticos, como por exemplo, a Meringuava, no local só tem um registro de Ocorrência na Rua André Rocha e dentro da comunidade nenhum (período de 01 a 21 de fevereiro de 2011). Explicou aos presentes que alguns problemas são de postura, porém, não são crimes. O policiamento é direcionado de acordo com os delitos registrados.

- Reclamação da ocupação da Praça do Barro Vermelho por ambulantes ilegais, que vendem bebida em garrafa de vidro que acabam virando arma nas mãos dos embriagados.

- Na Rua Lopo Saraiva os donos de bares transformaram as calçadas em extensão das lojas, colocando mesas e cadeiras.

- Reclamação da atuação da GM no trânsito, que não orientam os motoristas. Os policiais do 18º BPM foram elogiados, pois onde eles estão o trânsito flui normalmente. Observaram que o trânsito deveria voltar para a PMERJ.

- Reclamação da falta de iluminação na praça do skate porque acontecem delitos por lá devido à escuridão.

- Maj Balbino falou sobre o “bloco das piranhas” no largo do Anil, avisou a todos os presentes que o evento não é autorizado e haverá fiscalização no local.

- Próxima reunião do Conselho Comunitário será realizada no dia 31 de março de 2011 às 09h00min, na Associação de Moradores Jardim Clarice, Estrada de Jacarepaguá nº 5007, próximo ao Rio das Pedras. Contato Tilzé assistente social telefone: 7834-3540.’

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Policiais Militares apreendem dois menores em jacarepaguá por porte de drogas.


         O 18º BPM (Jacarepaguá) apreendeu, na manhã de domingo, dois menores de idade, um de 17 e outro de 16, que fumavam maconha na Praça Padre Ambrósio (conhecida como "Praça da Maconha" pelos moradores do entorno), no Tanque, em Jacarepaguá. Policiais Militares atuaram à paisana, por volta de 9h30m, e conseguiram flagrar os indivíduos durante o momento do ato.

       - A praça tem uma localização estratégica que favorece o uso de drogas. De qualquer lado que a viatura se aproxima eles veem e conseguem fugir. Desta vez atuamos disfarçados e conseguimos êxito - conta o comandante Carlos de Souza Alves.
 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reportagem do jornal O GLOBO BARRA 11/02/2011.

            
          O comandante do 18º BPM (Jacarepaguá), Carlos de Souza Alves, anunciou nesta quinta-feira que as metas de redução de criminalidade definidas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) para o bairro foram batidas no mês de janeiro. Foram 117 casos de roubo de rua, abaixo dos 165 estipuladas pelo órgão estadual. Quanto a homicídio, seis ocorrências, menos que o limite de 11. Em casos de roubo de veículos foram 18, abaixo dos 28 estipulados.



           - A ideia é diminuir ainda mais esses índices nos próximos meses - garante a autoridade, que divulga o telefone fixo de seu gabinete (2332-2593) e o do Disque-Denúncia (2253-1177) para que moradores possam entrar em contato com a polícia.

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/02/11/indices-de-violencia-caem-em-jacarepagua-362368.asp

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

18º BPM realiza solenidade de formatura do CEFS/EAD/2010

 Foi realizada no dia 03 de fevereiro a solenidade de formatura do  CEFS/EAD/2010.
  A cerimônia marcou a confirmação de divisas dos  3º Sargentos,  que servem  nessa Unidade.





        A solenidade teve a presença dos familiares e amigos dos Sargentos, no encerramento o Comandante da Unidade ofereceu um coquetel para todos os presentes no rancho das praças.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Policiais apreendem arma e munições em Vila Valqueire


 No dia 01 de fevereiro de 2011, por volta das 18h10min, a guarnição do Setor “GOLF”,composta pelos policiais militares: 2º SGT RG 51.175 REINALDO SODRÉ RIBEIRO e o 3º SGT RG 75.304 FÁBIO DA SILVA RIBEIRO, ao realizarem o patrulhamento, foram solicitados por populares que notificaram a presença de um veículo estranho à vizinhança da Rua Aricanga, próximo ao Colégio Candido Campos; pois o referido automóvel encontrava-se parado no local por muito tempo, tratava-se de um Passat de cor preta e placa EQC 4087 – SP.
Os policiais procederam ao local, abordaram o veículo e ao realizarem a revista do veículo localizaram uma pistola taurus calibre 380, 36 munições de 380 e 28 munições de calibre 12. Ao ser indagado sobre o armamento encontrado, o suspeito informou ser atirador profissional, porém não apresentou a documentação comprobatória e nem o registro da arma, possuía apenas a guia de tráfego com validade de 25 de janeiro de 2011.
A ocorrência foi encaminhada à 32ª DP, onde o suspeito foi autuado no artigo 14 da Lei 10.826, gerando o R.O nº 1116/2011/32 e o TRO Nº 514342.